O Facebook é a rede social mais popular do momento, e recentemente passou por grandes mudanças no layout e usabilidade.
Embora geralmente o Facebook não alterasse muitas coisas em seu layout para não dificultar a usabilidade dos usuários, desta vez a mudança compreendeu diversos itens, como visualização do mural, das informações pessoais, das fotos entre outras coisas.
Geralmente as mudanças incluíam apenas a adição de mais recursos, como possibilidade de publicar vídeos mais facilmente, identificação automática de rostos conhecidos em fotos, citações, entre outros recursos que caíram no gosto dos usuários.
A principal diferença é o novo formato do perfil que pode ser adotado pelos usuários. O antigo mostrava as ações de forma sequencial, mas não era possível ter uma noção exata da cronologia da postagem. Além disso a forma de visualização sequencial permitia que as mensagens fossem vistas através da rolagem.
Já o novo perfil chamado de Timeline é composto de duas colunas, e resume as informações dos usuários, deixando mais fácil ver as atualizações. Como possui duas colunas, os usuários conseguem ter acesso a mais informações de uma única vez, já que as postagens agora são mostradas lado a lado nas duas colunas.
O Timeline comporta bem mais imagens do que o perfil tradicional, tornando a exibição mais dinâmica. Além disso, exibe as informações separadas por linhas de tempo, o que torna possível ao usuário saber exatamente quando a informação foi postada, bastando que veja a linha do tempo ao lado.
A maior mudança no entanto foi a barra de aplicativos disponível no novo layout, muito mais dinâmico e interessante do que a barra lateral que era exibida no perfil antigo.
A nova barra de aplivativos permite que os usuários compartilhem informações como quais músicas está ouvindo, quais notícias leu, e tudo isto de maneira muito mais rápida e prática. Muitos aplicativos como do Spotify estão se tornando populares entre os usuários, devido a facilidade de usá-los no novo layout.
Embora o novo layout esteja cheio de novidades, muitas pessoas não gostaram do novo formato e ainda preferem o layout clássico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário