Até que ponto as touradas representam uma herança cultural da Espanha? O debate está fervendo no país e os partidos políticos começam a se posicionar sobre o tema. Há diversos segmentos da sociedade espanhola que querem acabar com esses espetáculos sangrentos.
O principal partido de oposição, o conservador Partido Popular, apresentou projeto que consagra oficialmente a tourada como uma herança cultural. Com isso ficariam sem efeito as decisões das regiões da Catalunha e das Canárias que decretaram o fim do espetáculo. Os conservadores temem que outras regiões da Espanha sigam o mesmo caminho e assim as touradas iriam se esvaziar em todo país.
Por outro lado, o Partido Socialista que se opõe ao projeto de oficialização das touradas, apresentou proposta para que o assunto seja debatido no Parlamento quando os legisladores retomarem os trabalho, em primeiro de setembro.
Ativistas que pregam o respeito aos animais qualificam a proposta conservadora como “uma tentativa desesperada de uma minoria de aferrar-se a esta tradição do passado que já não interessa à maioria dos espanhóis”. E afirmam:
“Torturar um animal não tem nada de cultural”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário