Dizem que todo gênio é excêntrico e age de maneira diferente dos outros "mortais" e que nessa regra não há exceção. Não gosto muito de generalizar as coisas e afirmar que é assim desse jeito e pronto, mas no caso do matemático russo Grigory Perelman, devo concordar que sua genialidade pode ter influenciado em seu comportamento bizarro. Senão vejamos.
Semana passada o russo recusou um prêmio de US$ 1 milhão oferecido pelo Instituto Clay de Matemática de Massachusetts, pela solução da "conjectura de Poincaré", um dos mais complexos problemas matemáticos de todos os tempos, informou o jornal Pravda.
Segundo ainda o jornal russo, Perelman largou a matemática em 2006 depois que resolveu o problema e vive num pequeno apartamento com sua mãe, em São Petersburgo. Segundo vizinhos, o apartamento seria infestado de baratas. O partido comunista russo e uma entidade beneficente que cuida de crianças em São Petersburgo fizeram um apelo a Perelman, já que ele não quer aceitar o dinheiro para si, que o aceite em nome dos necessitados e o entregue a eles.
Bem, excentricidades à parte, o homem é fera mesmo, heim? Veja só o que diz a Wikipedia, em relação ao tal problema matemático que Perelman resolveu com a maior facilidade: "a conjectura afirma que qualquer variedade tridimensional fechada e com grupo fundamental trivial é homeomorfa a uma esfera tridimensional. Ou seja, num espaço com três dimensões fechado, sem 'buracos' deve ter a forma de uma esfera".
Entendeu?????
Fonte: Blog da Leila
Nenhum comentário:
Postar um comentário