Rock in Rio, 25 anos depois


A cidade, Rio de Janeiro. O ano, 1985. O dia, 11 de janeiro. Bandas como Queen, Iron Maiden, Whitesnake e os nacionais Baby Consuelo e Pepeu Gomes, o tremendão Erasmo Carlos e Ney Mato Grosso tocaram para nada menos que 300 mil pessoas enlouquecidas de alegria numa área de 200 mil metros quadrados, na Bara da Tijuca. Tudo festa. Tudo mega. Afinal estavam todos no Rock in Rio.


Idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina volta esse ano pela quarta vez em Lisboa, Portugal, mas retorna para o Brasil em 2012. "Se tivesse usado todos os parâmetros que tinham sido colocados há 20 anos, nem tinha começado o Rock In Rio!", afirma o fundador. O primeiro festival foi um terramoto na sua vida. "Até fiquei alguns dias numa casa de repouso, porque éramos uma equipe de quatro pessoas fazendo um evento desta proporção".


Esses e outros detalhes estão presentes no livro Vendedor de Sonhos, escrito por Marcos Eduardo Neves, biografia sobre o publicitário Roberto Medina e que traz relatos sobre a história da publicidade, com natural destaque para o Festival, que havia nascido em 1985 como uma campanha para a renovação da imagem de uma marca de cerveja no Brasil. "Um movimento de música que, do meu ponto de vista de comunicador, é interessante para as pessoas e para os patrocinadores. As marcas pedem energia, emoção. E o evento traz isso ao vivo. Traz uma capacidade em se colocar dentro da alma do indivíduo, o que a propaganda convencional não consegue".


De lá pra cá muita coisa mudou e há quem diga que o festival se descaracterizou. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve sete edições, três no Brasil, três em Portugal e uma em Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.


Mas, as intenções do organizador Medina são de criar uma edição simultânea em três continentes diferentes. A edição 2010, será realizada novamente em Lisboa, Portugal e em Madrid, Espanha. Em 2004 o festival teve a sua primeira edição internacional em terras portuguesas.


O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro,entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica na Barra da Tijuca, na divisa com o bairro de Jacarepaguá, ficou conhecido como Cidade do Rock e contava com o maior palco do mundo já construído até aquela época: 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas presentes no evento - o equivalente a cinco Woodstocks.


A grande fama do evento foi em razão do fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul. Assim, o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais. Logo após Rock In Rio, a Cidade do Rock foi demolida por ordem do governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio do município do Rio de Janeiro.


Internacionalização- O Rock in Rio se internacionalizou em 2004 com a primeira edição do Rock in Rio Lisboa realizado em 2004. O evento recebeu o slogan "Por Um Mundo Melhor", o que marcou com o ato simbólico de observação de cinco minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. A organização do festival copiou a estrutura da edição de 2001 no Brasil, 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o Palco Mundo (palco principal), a Tenda Raízes, Tenda Mundo Melhor e a Tenda Electrónica. Participaram mais de 70 artistas ao longo dos 5 dias de festival, e o evento recebeu mais de 385 mil espectadores. Em 2006 ocorreu a segunda edição do Rock in Rio Lisboa, que voltou a acontecer em 2008.


Futuro - Em 2010 o Rock in Rio será realizado no mês de maio em Lisboa pela quarta vez no Parque da Bela Vista, e pela segunda vez em Madrid em Arganda del Rey. O criador do evento, Roberto Medina, anunciou que a realização do evento lusitano será permanente nesses 2 lugares, ocorrendo a cada dois anos. A banda Muse é a primeira confirmada para se apresentar no evento. Após o anúncio 70 mil bilhetes foram vendidos em apenas 4 horas.


A quarta edição do festival no Brasil está próxima de acontecer, dizem os organizadores. A previsão inicial era para o ano de 2014, para coincidir com o ano da Copa do Mundo FIFA que terá o país como sede. Mas o lançamento foi adiantado para 2012, a pedido da prefeitura do cidade do Rio de Janeiro. Com a demolição da cidade do rock no Rio de Janeiro o evento mudará de local e deve acontecer na cidade de São Paulo, onde será novamente apresentado em 2014.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...